-
Arquitetos: Bora Architects, LEVER Architecture
- Área: 67640 ft²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jeremy Bittermann
-
Fabricantes: AutoCAD, EFCO, FabriTRAK®, Henry Blueskin, RenewWrap, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi um desafio único para dar nova vida a um edifício icônico que concluímos há mais de 40 anos, adaptando-o para um uso totalmente novo para as necessidades atuais e futuras. Em 1977, projetamos as instalações atléticas originais da YMCA para se misturarem ao local semelhante a um parque na base de uma encosta proeminente, seu raio nordeste seguindo a topografia enquanto definia uma pista de corrida interna em balanço. A escavação do edifício na encosta intensificou sua relação com a encosta arborizada ao fundo. O “Metro Y”, como veio a ser conhecido, foi elogiado por seu design contemporâneo e modernista, aparecendo na Progressive Architecture Magazine em 1978.
Vários anos após a conclusão do YMCA, fomos solicitados a adaptar o núcleo e a estrutura do edifício para oferecer suporte a um ambiente de trabalho moderno para uma empresa de roupas esportivas atraída pela massa distinta da instalação, conexão com o adjacente Parque Duniway e raízes atléticas. Nossa renovação resultante manteve a pegada existente enquanto atualizava a estrutura, reforçando sua resiliência e suportando uma adição no terceiro andar em antecipação ao futuro.
Com a visão de abrir o edifício para revelar os melhores elementos da estrutura original, substituímos a fachada de estuque em grande parte opaca com uma janela estreita de segundo nível de fita por vidros de altura total dramáticos, inundando o interior anteriormente escuro com luz natural. O vidro envolve verticalmente a estrutura existente de vigas de madeira laminada com cola para revelar a bela moldura de madeira original ao público ao longo da fachada curva do nordeste.
Dentro, limpamos todas as partições que atendiam ao programa original, incluindo uma série de paredes de altura dupla que formaram quadras de raquetebol e basquete, para revelar um amplo espaço interno definido pela pista de nível superior. O antigo ginásio comunitário agora existe como um local de trabalho que celebra os temas em evolução do edifício de fitness dentro de um ambiente saudável com madeira natural e luz natural.
Nosso projeto também fortaleceu a conexão do novo edifício com o local. As paredes maciças que confinam com a colina ecoam o verde profundo da folhagem perene ao redor, fazendo a transição para a grama expansiva que revela a estrutura maciça de Douglas Fir do edifício - a mesma espécie que prospera na floresta fora de suas janelas A futura adição de terceiro nível contará com um telhado verde destinado a se misturar à folhagem circundante, visível de uma trilha de caminhada e estrada acima. Essa reutilização adaptativa traz inesperadamente a vida do edifício e seu caráter regional para a rua e para o Duniway Park, enquanto oferece aos usuários do edifício uma vista panorâmica elevada do parque e da cidade além.
Desde a sua inauguração, há décadas, este edifício continua a ser um vizinho querido e um marco urbano. Ao repensar o antigo YMCA para um novo uso, fomos capazes de honrar seu passado enquanto revigoramos seu relacionamento com o local, o parque e a cidade de Portland por muitos anos.